Record Details

IMPULSO-RESPOSTA DO CHOQUE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA À LUZ DA TEORIA DOS CICLOS REAIS DE NEGÓCIOS (RBC): O CASO DO SETOR AGROPECUÁRIO BRASILEIRO.

Revista de Economia e Agronegócio

View Archive Info
 
 
Field Value
 
Title IMPULSO-RESPOSTA DO CHOQUE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA À LUZ DA TEORIA DOS CICLOS REAIS DE NEGÓCIOS (RBC): O CASO DO SETOR AGROPECUÁRIO BRASILEIRO.
 
Creator Constantino de Oliveira, Michel Angelo
Mendes Fonseca, Dany Rafael
dos Santos Reis, Carlos Vinícius
Moreira, Tito Belchior
Pinheiro, Adalberto Amorim
 
Description As inovações tecnológicas do agronegócio mundial não permitiram que a teoriamalthusiana se concretizasse. Conforme estudos da Food and Agriculture Organization ofthe United Nations (FAO), a introdução de técnicas mais refinadas de cultivo e tratamentodo solo bem como as descobertas de adubos químicos e de grãos geneticamentemodificados permitiram um notável crescimento da produtividade agropecuária. Esseestudo adota a RBC como base teórica de desenvolvimento empírico para testar osefeitos de um choque de inovação tecnológica na economia. Nesse contexto, o objetivoé medir os efeitos do choque de inovação tecnológica na agropecuária nacional atravésda aplicação do RBC, utilizando como ferramenta de estimação o programa Matlab e osoftware Dynare para criar uma economia artificial relacionada com as variáveis capital,hora trabalhada, consumo e choque tecnológico. As estimações permitiram concluirque, em todos os parâmetros analisados, o choque de inovação na tecnologia trouxeimpulsos-respostas positivos nos períodos futuros, seja na estimação 1, seja na 2. Foipossível concluir ainda que a inovação é fundamental para o agronegócio brasileiro eque o estímulo à produção científica nas áreas correlatas à agrícola, como biotecnologiae farmácia, contribui sobremaneira para o desempenho do setor.
 
Publisher Universidade Federal de Viçosa
 
Contributor
 
Date 2015-06-03
 
Type info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion

 
Format application/pdf
 
Identifier http://www.rea.ufv.br/index.php/rea/article/view/194
10.25070/rea.v10i1.194
 
Source Revista de Economia e Agronegócio; v. 10, n. 1 (2012)
2526-5539
1679-1614
10.25070/rea.v10i1
 
Language por
 
Relation http://www.rea.ufv.br/index.php/rea/article/view/194/209
 
Rights Direitos autorais 2015 Revista de Economia e Agronegócio – REA